quinta-feira, 23 de junho de 2011

COLUNA CARLOS COSTA: Lugar de lixo é no lixo !!

    Alberto Castelo Branco, diretor da Saga Publicidade, compareceu ao gabinete do Prefeito Nomeado João de Mendonça Furtado para apresentar-lhe a campanha sobre o “lixo”, pedida pelo prefeito através de mim, seu assessor de imprensa. Alberto Castelo Branco criou uma campanha perfeita, mas cara para os padrões de Manaus, que vivia de “pires na mão”.
    Iniciei minha carreira profissional como “Chefe de Mídia”, coisa que nem sabia o que era, mas decidi ler tudo sobre o assunto e fui ser entrevistado pelo próprio diretor da Saga. Tremia muito, mas aguentei firme toda a entrevista. Ele mandou-me contratar de imediato. Mas durei 30 dias em meu primeiro emprego e fui demitido por incompetência. E eu era mesmo!“Lugar de lixo é no lixo”, propunha a campanha elaborada pelo empresário. Depois de deixá-la sobre a mesa, Alberto Castelo Branco, de paletó e gravata, ficou olhando por uns instantes uns quadros que existiam na parede do prédio da Fieam, onde o prefeito despachava no terceiro andar, horário da tarde, depois das 15 horas. Foi mais ou menos nesse horário que o dono da Saga foi anunciado.
    Enquanto o empresário observava os quadros na parede, o prefeito recolheu todo o material que se encontrava sob a mesa e jogou-os no lixo! Para os padrões financeiros da cidade era uma fortuna e Manaus estava vivendo de “pires na mão”.De volta ao que tinha ido olhar e virando-se para o alcaide, como João Furtado gostava de ser chamado, perguntou:
- Cadê o material que deixei sobre sua mesa?
- Eu o coloquei onde ele deveria estar! “Lugar de lixo é no lixo”?, eu o coloquei onde deveria estar: na cesta de lixo. Começou a rir depois!
    Em seguida, João de Mendonça Furtado, de quem eu era assessor de Imprensa na Prefeitura, antes da indicação de Amazonino Mendes, que me demitiu, retirou todo o material produzido pela Saga Publicidade, que estava embaixo de sua grande mesa de despachos e o entregou de volta ao empresário.Recebendo e conferindo todo material produzido – e bem produzido, por sinal, sorriu e colocou em sua pasta de novo e levou o fato também na brincadeira!
    Mas percebi que Alberto Castelo Branco não gostou muito da brincadeira feita por João Furtado, que acumulava também a presidência da Federação da Indústria do Estado do Amazonas.Lembro- me desse fato para falar do lixo que as pessoas jogam nas ruas e depois culpam o Poder Municipal por não recolhê-lo! A Prefeitura recolhe sim, toneladas e toneladas de lixo diariamente, mas a população volta a sujar de novo.
   Mas nem tem como fazê-lo continuamente, porque a Prefeitura termina de limpar e depois o povo começa a jogá-lo de novo: é um copo descartável jogado do carro; um papel de bombom, uma geladeira que não funciona, um sofá que estragado, um aparelho de TV que queimou e por aí vai. De pouquinho em pouquinho, os bueiros, igarapés e ruas ficam entupidas e não têm para onde escorrer toda a água! Isso ocorre em várias capitais do Brasil!. Pessoas jogam o lixo novamente e depois reclamam que a Prefeitura não o recolhe! Mas as pessoas têm que sujar menos também porque esse é um ambiental e nacional e não só local. O povo suja as ruas e depois culpa o Poder Público quando entopem os bueiros e as bocas de lobo.
    Fico triste com as enchentes que o lixo ocasiona em igarapés, bueiros, ruas, áreas de baixada! Mas a culpa é só do povo, porque a Prefeitura não joga lixo nas ruas; ela apenas o recolher. Lembrando dessa campanha proposta pela Saga nos idos dos anos 80, a Prefeitura de Municipal de Manaus poderia iniciar uma campanha educativa para que as pessoas não sujem tanto as ruas. Recursos para isso agora ela tem, graças a criação do ISS, pelo prefeito Manoel Ribeiro.


Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/


COLUNA CARLOS COSTA - Nois fala assim porque nois quer saber. mais que nois sabe, nois sabe

  Nois fala assim porque nois que, mais que nois sabe, nois sabe”. Essa frase foi escrita no quadro negro do Colégio Estadual, para nosso rígido professor de Gramática, nos idos tempos do Governo Militar. Naquela época, estava sendo comemorada a Festa Junina na quadra da Escola. Falávamos como “caipiras da roça”. O mestre entrou na sala e chamou-nos à atenção. Ficamos meio desconcertados pelo ocorrido e decidimos nos vingar.

  O mestre, como castigo, mandou um de nossos colegas escrever vinte vezes no quadro negro a frase: “nós falamos assim porque nos queremos, mas que nós sabemos, nós sabemos”. Mais a última frase foi esta com a qual iniciei esta crônica.Foi de propósito, pois fiquei espantado com a decisão do MEC em defender que o aluno não precisa mais seguir as regras da gramática para falar de forma correta!

  Em um livro de português, distribuído pelo Ministério da Educação, o MEC defende que a maneira como as pessoas usam a língua deixe de ser classificada como certa ou errada e passe a ser considerada adequada ou inadequada, apenas.Então, a frase que iniciou a crônica está corretíssima, afinal, eram os festejos juninos, quando nos transformávamos todos em “caipiras da roça”, e era assim que falávamos. Nosso professor de gramática errou em ter nos repreendido?

  A defesa de que o aluno não precisa seguir algumas regras da gramática para falar de forma correta está na página 14 do livro “Por uma vida melhor”. Por que Ministério da Educação aprovou o livro para o ensino da língua portuguesa a jovens e adultos nas escolas públicas? “Barbarismo, talvez”, responderia meu rígido professor de gramática! Um contra senso, respondo eu!

   Ele apresenta a frase: "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado", com a explicação: "Na variedade popular, basta que a palavra ‘os’ esteja no plural". "A língua portuguesa admite esta construção". Acho que emburreci de vez! Onde que a língua portuguesa admite uma expressão dessas?
   A orientação aos alunos continua na página 15: "Mas eu posso falar 'os livro'?". E a resposta dos autores: "Claro que pode. Mas com uma ressalva, ‘dependendo da situação, a pessoa corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico’”. Agora, pirei de vez! Socorro! Internem-me em um manicômio! Preconceito a pessoa vai sofrer se não se expressar corretamente e vai ser taxada de burro, analfabeta e outras coisas mais. Nunca vi dizer que falar bem, se expressar bem ou escrever bem é sinônimo de preconceito!

  Heloísa Ramos, uma das autoras do livro, disse que a intenção é mostrar que o conceito de correto e incorreto deve ser substituído pela idéia de uso adequado e inadequado da língua. Uso que varia conforme a situação. Ela afirma que não se aprende o português culto decorando regras ou procurando o significado de palavras no dicionário. Concordo. Mas que regras mínimas para se aprender, ah, isso tem! Não é sem regras mínimas que se vai aprender alguma coisa!

    O Ministério da Educação, de forma absurda, disse que a “escola deve propiciar aos alunos jovens e adultos um ambiente acolhedor no qual suas variedades linguísticas sejam valorizadas e respeitadas, para que os alunos tenham segurança para expressar a "sua voz"”. Isso nada tem a ver com valores éticos, morais e de cidadania aos alunos!. A doutora em sociolinguística Raquel Dettoni concorda que é preciso respeitar o falar popular, qnão pode ser discriminado. Ser chamado de burro, analfabeto não será ato mais discriminatório, ainda? Para suavizar sua justificativa diz que a “escola tem um objetivo maior, que é ensinar a língua portuguesa que está nas gramáticas.” Não podemos, por isso, ensinar como falar besteiras, burrices e achar que está certo!

  “Se a escola negligencia em relação a este conhecimento, o aluno terá eternamente uma lacuna quando ele precisar fazer uso disso no seu desempenho social. Nós não podemos desconsiderar que a função social da escola, com relação ao ensino de língua portuguesa, é - em princípio - prioritariamente ensinar os usos de uma norma mais culta”, destacou. O que faltam nas Escolas são ensino Técnico Profissionalizante, cidadania, moral e civismo!

  Tudo que se aprendeu, no passado, com horas e horas de sono perdidas pelo professor de gramática para explicar corretamente sobre conjugação de tempo verbal, pretérito do presente, passado e outras coisas mais serão simplesmente jogados no lixo? Se as Escolas, formadoras dos estudantes, não lhes ensinar gramática, como é que os vão fazer concursos, provas e outras atividades? Se o ensino já está péssimo, o MEC acaba de piorá-lo ainda mais! Só que agora com respaldo oficial! E nossa cultura, originária da Educação, como é que vai ficar?

  E o pior é que algumas pessoas ditas intelectualizadas ainda defendem essa forma absurda de se expressar! Quero ver como o professor vai conseguir corrigir uma a prova quando o aluno escrever “nós vai ou nós foi”? Ou quando um aluno de nível superior escrever “senxualidade” como se estivesse copiando a Xuxa, para querer dizer sensualidade em uma prova de graduação!

  Já li, vi e ouvi muitas bobagens oficiais, mas essa é a primeira vez que ouço falar tamanha besteira, aceita pelo Ministério da Educação e Cultura!. Que queiram criar a cultura nordestina, o “nordestinês”, com a chancela oficial do MEC, é até aceitável. Mas querer que todos os alunos esqueçam tudo o que aprenderam e passem agora a falar errado, é um absurdo! Acho que vou dar nota zero para meu professor de gramática porque ele me ensinou exatamente ao contrário do que se deve falar. Ou para ensinar nas escolas vão ter um tipo de linguagem, e para corrigir as provas exigirão outra linguagem ou eu estou ficando maluco e a família nem desconfia?. Nós fala assim porque nos quer, mas nós sabe, ah, nós sabe!” E fim de papo!

Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

COLUNA CARLOS COSTA - Mortomêtro: Um contador de Mortes !

  O De­tran/Am in­au­gurou, um totem eletrônico que exibe a con­tagem de ví­timas fa­tais em aci­dentes de trân­sito em o todo país, inssta­lado no en­tron­ca­mento das avenidas Torquato Ta­pajós e Se­nador Raimundo Par­ente. No painel são at­u­al­izados, a cada de 15 min­utos com dados na­cionais do Min­istério da Saúde, ref­er­entes aos falec­i­mentos e in­ter­nações de ví­timas.

 A me­dida, ide­al­izada pelo movi­mento “Chega de Aci­dentes” e pre­sente em mais sete cap­i­tais e in­tegrantes das ações da Dé­cada Mundial de Ações de Se­gu­rança no Trân­sito, cujo ob­je­tivo é re­duzir à metade o número de vidas per­didas no trân­sito em 160 países até o ano de 2020”. (WWW.Blog da Floresta). Será que vai alcançar essa meta mesmo em 2020, já que a frota de automóveis nas ruas só aumenta? Naturalmente, a tendência das estatísticas de mortes no trânsito têm que aumentar também. Ou estou errado?
  O “Mortômetro”, melhor definição que encontrei para defini-lo - seguindo a mesma linha do “Impostômetro”,instalado na cidade de São Paulo, para contar o quanto os brasileiros pagam diariamente em impostos para o Governo Federal - é, em princípio, uma idéia muito boa, mas não vai resolver nada!   Se­gundo as palavras da diretora do Detran/Am, Mônica Melo, o “Mortômetro” vai pelo menos tentar sen­si­bi­lizar os usuários das vias quanto à correta, respeitosa e civilizada utilização de uso do automóvel.Ou pode acontecer exatamente ao contrário do que o Detran pretende porque ou a pessoa dirige e presta atenção ao que está acontecendo no trânsito, ou comete mais um acidente quando vai ler as informações contidas no painel e fará parte, como sujeito, nas estatística de mortes, também!
 
  Isso em nada melhora ou contribui quanto às pessoas que bebem e dirigem, não usam cinto de segurança, mudam de faixa sem acionar a seta para indicar a nova mão que vão tomar, e outros barbarismos que acontecem todos os dias no trânsito. Isso é que precisa ser combatido com firmeza! Os acidentes sempre ocasionarão sérios traumas emocionais, físicos e psicológicos às vítimas dos maníacos do trânsito, que transformam seus carros em armas letais quando dirigem de forma irresponsável!.E depois entram e saem pela porta da frente das Delegacias como se nada houvesse ocorrido dando uma idéia de impunidade à sociedade, porque como diz a Constituição, “ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo”, se submetendo ao teste do bafômetro! Muitos, embora visivelmente bêbados, dizem que estão bons e o policial de qualquer natureza no máximo pode informar na multa que ele apresentava “visíveis sintomas de embriaguês alcoólica” e nada mais.
  Embora o policial tenha fé pública, só isso só não basta! È a palavra do policial contra a palavra do infrator e, no final, o infrator sempre leva a melhor!.At­ual­mente, se­gundo a di­re­tora-pres­i­dente do De­tran-AM, o Ama­zonas reg­istra a média anual de 300 mortes no trân­sito e, nos primeiros quatro meses deste ano, já foram con­tabi­lizadas 100 fa­tal­i­dades em todo o Es­tado. Desse quan­ti­ta­tivo, 97 acon­te­ceram so­mente em Manaus. Mas o que tem a ver o“Mortômetro” inaugurado por ela, com a falta de mais investimentos em educação no trânsito? Tudo! O Detran/Am tem uma Escola de Trânsito!Não seria melhor investir em educação? Educando as crianças, estas cobrarão mais atenção aos seus pais, enquanto dirigem. O Detran faz isso, mas de forma tímida e não atinge aos objetivos que precisa atingir.
   Para compensar o trabalho feito de forma precária e ruim pela diretora do Detram/Am, ela decidiu inaugurar um “Mortômetro” para contar as mortes e sem investir mais em educação, em reuniões, em aceitação de pedidos oficiais de audiência.Lembro-me de ter presenciado em plena Avenida Eduardo Ribeiro há anos passados, uma instrutora de Auto Escola, cujo nome não recordo mais, tentar estacionar um pequeno veículo em um espaço “que daria para estacionar um trator” e levou mais de 30 minutos indo para frente e para trás, sem conseguir colocar o carro no local. Um guardador de veículos que olhava a cena, como outras pessoas também que estavam paradas como eu, vendo a mesma solicitou as chaves, entrou no carro e estacionou no local em menos de um minuto, E ele nem tinha CNH. Imaginem se tivesse!


Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

sexta-feira, 10 de junho de 2011

SEST/SENAT - Festa junina dos namorados

  No próximo dia 12 de Junho acontecerá a cervejada junina dos namorados. Quem comprar o passaporte ganha:1 caneca,2 latinhas de cerveja e 1 camisa sest/senat. Esses brindes estarão disponíveis para os 100 primeiros compradores. A festa começa as 10 horas do dia 12 de Junho com música Ao vivo. Seguem abaixo mais informações:  




FETRONOR - Natal/RN

No última dia 31 de maio/2011 aconteceu na cidade de Natal/RN a FETRONOR. Um seminário voltado para transporte, meio ambiente e qualidade de vida. O evento fou um sucesso no SEST/SENAT de natal no Rio Grande do Norte. Segue abaixo as informações:




* Mesmo com o atraso na postagem o blog da federação das empresas de transportes rodoviários da região norte (FETRANORTE) divulga todas as informações com seus devidos créditos. Por isso nosso enorme agradecimento ao superintendente Jefferson Dantas. Muito Obrigado, Marcelo Victor - Assessor de Comunicação FETRANORTE

COLUNA CARLOS COSTA - Por quê pagamos tantos impostos se os servoços públicos são péssimos

  Excessos de impostos sobre os valores das contas de luz, água, telefone, internet, gasolina, álcool, diesel, cesta básica para quê, se os serviços prestados nas áreas de segurança, educação, saúde, só para citar alguns, são sempre péssimos quando precisamos deles? Nos países em que há menos tributação, os serviços prestados aos contribuintes são dignos, eficientes e satisfatórios! Os servidores públicos servem ao público e não aos seus interesses!
  Além das tributações mencionadas, depois de doze meses de trabalho, com salário contado até em seus centavos, temos mais que declarar também o Imposto de Renda. Se não declarar, sofreremos penalidades com o cancelamento do CPF, sem o qual não se pode requerer Passaporte, pagamento de multas e outras coisas mais.O incrível é que recíproca não é igual para quem tem imposto a restituir, como foi meu caso em relação à Previdência Social, cujo processo, embora considerado prioritário e designado uma só pessoa para cuidar de meu caso, Fiscal da Receita Federal, levei quase três anos para recebê-lo; mais a correção que o Governo aplicou na devolução não foi igual à que cobrada pelo Cheque Especial, os Cartões de Crédito e outros serviços aplicados para cobrar suas dívidas.
  Há uma explicação até plausível, mais burra, para explicar ou pelos tentar explicar o porquê das elevadas taxas de juros cobradas no Brasil: “os juros são altos porque a inadimplência é elevada”! A inadimplência é elevada porque os juros são elevadíssimos! Essa é a única verdade!Vejam só o que aconteceu em alguns setores da economia: quando reduziram os impostos sobre os automóveis, materiais de construção e outros: as pessoas começaram a adquirir mais e o Governo saiu ganhando pelo volume de vendas que aumentou muito e não pelo excesso de juros ou impostos cobrados.Por que não praticam a mesma coisa sobre produtos da cesta básica, a gasolina, o álcool, o diesel, a folha de pagamento salarial e outros setores da economia para desonerar o setor produtivo. Já seria ao menos um gesto de boa vontade do Governo Federal.
  Por que até hoje não foram regulamentados vários artigos da Constituição de 1988, inclusive o que estabeleceu que os juros anuais não podem ultrapassar a 12%? Se tivessem regulamentado o “cadastro positivo”, os Cartões de Crédito não estariam cobrando juros tão elevados! Eles teriam ao menos como separar o “joio” do “trigo”; ou seja, fazer uma verificação dos bons e dos maus pagadores!.O poder das financeiras, dos bancos, das administradoras de Cartões de Crédito é imensurável! Até quando vamos ver essa extorsão pública, esse verdadeiro assalto à mão armada, sem armas?!
   A carga tributária felizmente não é ainda uma das maiores do planeta, mas serviços onde a carga tributária é até menor do que no Brasil os serviços prestados ao povo são dignos, decentes e responsáveis! Aqui, prefeitos desviam recursos da merenda escolar, e a Justiça sempre os liberta, sob vários pretextos. E eles voltam para a corrupção pública!.Você já viu um único prefeito do interior morar na cidade onde ele se elege? Eu já vi apenas dois, aqui no Amazonas, um de Manacapuru, Edimilton Maddy, e um de Itacoatiara, Chibly Abrahim. Fora esses dois, todos moram nas capitais dos Estados em grandes mansões. É uma lástima!


Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

domingo, 5 de junho de 2011

SEST SENAT - Belém/PA - Eventos

   No começo de Maio/2011 a Unidade de Belém/PA realizou a festa em homenagem ao trabalhador. O evento aconteceu na quadra poliesportiva com a participáção de 4.952 pessoas com a distribuição de prêmios para os trabalhadores presentes através de sorteio de Tikets numerados. O evento contou com a parceria com o radialista Jeferson Lima da rádio Rauland, e foram distribuídos mais de 300 prêmios. Entre os prêmios distribuídos destacam-se: geladeira, televisão, máquina de lavar, colchão e cestas básicas. Uma confraternização de grande visibilidade com a comunidade de Icoaraci, Outeiro, Maguari e etc.

COLUNA CARLOS COSTA - Não uso cinto de segurança pelos PMs do Brasil

   A regulamentação do uso de cinto de segurança, dispositivo de defesa de ocupantes de quaisquer veículos, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório! Mas você já viu alguma vez algum policial dentro uma viatura, seja PM ou civil, usando esse dispositivo tão vital à vida? Confesso que eu nunca vi! E não é de hoje que observo isso! Toda viatura que passa ao meu lado em baixa ou alta velocidade olho, olho e não vejo um policial da PM com o cinto de segurança afivelado em seu corpo. Logo, que moral os fiscais da Prefeitura terão para fazer cumprir esse dispositivo legal se as viaturas policiais não podem ser multadas?Pelo que li e analisei, o uso do cinto é um dispositivo que impede a projeção do passageiro para fora do veículo em caso de alguma colisão. O cinto de segurança também é obrigatório em aviões e quaisquer outros tipos de veículos motorizados.Muitas pessoas não gostam de usá-los por achar incômodo ou por medo de ficar presos em caso de acidentes.
    Mas o valor da multa para quem não usa cinto é hoje de 500 euros em Portugal e só R$ 150 reais no Brasil. Apesar disso, como viaturas policiais são isentas de quaisquer pagamentos de multas caso estejam em perseguição a bandidos, mesmo excedendo a velocidade, com o giroscópio e a sirene de alarme devidamente ligados, para variar um pouco eles também não usam o cinto de segurança!Há argumentos para essa prática: os policiais têm que descer rápido das viaturas porque se não os perseguidos fogem! Pode até ser um argumento plausível, só que diante da Resolução eles estão errados! Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade quanto a ocorrência de ferimentos!Os novos fiscais que estão sendo contratados para trabalhar no trânsito têm que entender que todos são iguais perante a lei; infelizmente uns querem ser sempre mais iguais que outros: motoristas bêbados, sem habilitação, drogados que sempre entram e saem pela porta da frente dos Distritos Policiais porque mesmo sob essas circunstâncias gravíssimas, nunca tiveram a intenção de matar!
   Outro grave problema no trânsito do Brasil, além da falta do uso de cinto de segurança pelos policiais militares, é o excesso de equipamentos que estão sendo instalados em carros: o DVD é tão ou mais perigoso que o uso do telefone celular enquanto a pessoa está dirigindo. Se um motorista olhar para o DVD e dirige ao mesmo tempo, poderá cometer um grave acidente, até mais grave que usar um simples celular ou deixar de usar o cinto.
   Diante disso, defendo mais uma vez uma total revisão do Código Brasileiro de Trânsito seja totalmente revisto porque muitas tecnologias foram criadas e incorporadas aos automóveis, depois da edição da Lei Nº 9.503, DE 23 de Setembro de 1997. Com a palavra as Polícias Militares de todo o Brasil! Ou retiram essa obrigação para todos os motoristas, ou os Policiais Militares têm que usar o cinto também! Afinal, pela Constituição “todos são iguais perante a lei”!

Carlos Costa
 http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

COLUNA CARLOS COSTA - Motorista criminoso ou crime sem castigo ?

          Conforme venho afirmando em minhas crônicas, motoristas criminosos entram e saem pela porta da frente das delegacias e fóruns especializados, porque “não tiveram a intenção de matar”, o que nem sempre espelha a verdade. Volto ao tema hoje só para expor mais um caso absurdo, ocorrido em Manaus: o industriário Cristiano Monteiro de Melo passou duas vezes com seu carro por cima do corpo do gerente comercial João Nunes da Silva, de 53 anos, entrou e saiu pela porta da frente do 6º Distrito Integrado de Polícia, “ porque não teve a intenção de matar”, figura legal prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que há muito já deveria ter sofrido uma reformulação para acabar com essa liberalidade de Delegados de Polícia, com a conivência de promotores que não fazem nada e juízes omissos.
      Imaginem se ele tivesse a intenção de matar, como teria sido? Passar duas vezes o carro por cima de uma vítima indefesa se não é uma intenção deliberada de matar? Então, é como afirmei em minha crônica “Não tive a intenção de matar”! Está confirmado!Não venham querer dizer que passar duas vezes com o carro por cima do corpo de uma vítima já caída ao chão, não é ter a intenção deliberada de matar. E o pior, o motorista alegou que fugiu porque teve medo de ser agredido pelos familiares de sua vítima e se apresentou depois à Delegacia. Também poderá, no calor de ver um familiar seu estendido no chão, qualquer parente iria querer partir para cima do motorista!
       Depois, como se não tivesse usado seu carro como uma arma de forma deliberada e consciente, se apresentou à polícia, quando entrou e saiu pela porta da frente da Delegacia, deixando os familiares revoltados, e com razão!O Delegado, mesmo ele se apresentando de forma voluntária deveria, por dever de ofício, ter pedido a prisão pelo menos temporária do infrator criminoso. Se o Ministério Público, a quem compete opinar antes do juiz, negasse, seria outra coisa!Mas, no mínimo, o motorista criminoso deveria ter ficado detido por algumas horas! Do modo que está, com incompetência de delegados e omissão do Ministério Público é que não dá para permanecer, sem falar na Câmara Federal que tem o dever de tipificar como crime doloso o motorista ficar dirigindo sem habilitação, bêbado, sem habilitação e sempre ficar impune, entrar e sair pela porta da frente dos Fóruns! Pela total omissão dos Delegados e Promotores de Justiça.
    Um não faz nada. O outro ajuda o delegado a não fazer!Isso é uma afronta à sociedade!A Lei 9503 de 23 de setembro de 2007 precisa ser urgentemente reformulada, pelo menos nesse aspecto. Se uma pessoa que atropela, mata com a deliberada intenção de matar, usando o seu carro como uma verdadeira arma, tem que ser preso como qualquer outro cidadão que puxa uma arma e mata uma pessoa! Ou então, libertar todos os que mataram usando armas de qualquer natureza porque eles também não tiveram a intenção de matar, foi apenas um “acidente” a arma ter disparado e matado alguém que estava no local errado e na hora errada!


Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/