terça-feira, 2 de agosto de 2011

Unidade 37 - Belém/PA - Eventos

No último dia 25 de Julho de 2011 ocorreu uma celebração na Unidade de Belém/PA em homenagem aos motoristas. Na missa foi consagrada o padroeiro dos motoristas (São Cristóvão). A igreja de Nossa Senhora de Fátima na Avenida Antônio Barreto, no bairro de Fátima foi o local para a realização dos eventos. Após a missa que começa a ser celebrada as 8h00 foi realizada uma enorme procissão rodoviária passando por diversos bairros da Capital Paraense com chegada em Icoaraci na Unidade do SEST/SENAT. A nonagésima procissão foi um grande sucesso para a cidade de Belém.



PS: Quero agradecer a coordenadora de promoção social da Unidade 37 - Belém/PA Rosane Brito pelas informações. Mesmo com o atraso na postagem o blog da FETRANORTE disponibiliza o material com os devidos creditos. Att, Marcelo Victor - Assessor de Comunicação FETRANORTE

COLUNA CARLOS COSTA - Incompetência e negligência dos DETRAN'S do Brasil


   Imprudência, imperícia e negligência, além da total incompetência dos Detran’s estaduais que não fiscalizam, não apreendem as CNH dos motoristas que dirigem bêbados, drogados, entram e saem pela porta da frente das Delegacias de Polícias, e diante da total apatia do Ministério Público nesses casos, são alguns dos fatores que contribuem enormemente para o elevado índice de acidentes de trânsito no Brasil. Sem falar na precariedade dos Centros de Formações de Condutores, nunca fiscalizados pelos Detran’s, que não orientam seus alunos a dirigir em estradas à noite.
    
     O trânsito está ficando cada vez mais caótico em todo o Brasil, também por falta de investimentos públicos na abertura de novas ruas, estradas, vicinais e coletoras. A grande questão é que para que haja uma intervenção no sentido de abrir novas ruas, por pura falta de planejamento urbano, a estratégia exigirá desapropriações e nunca o poder público indeniza como deveria ou como os proprietários acham que vale o seu imóvel. Resultado: o suposto “prejudicado” recorre à Justiça para questionar a indenização. Isso é um processo lento, demorado, confuso e exige do juiz do feito muita cautela para não pender para um lado ou para outro na questão.
   
    Mas nada disso justifica a incompetência dos Detran’s em cumprir e fazer cumprir o Código Brasileiro de Trânsito. No caso da chamada “Lei Seca” que quase não existe, motoristas totalmente embriagados, que, em alguns casos, usam e abusam de suas prerrogativas do famoso “você sabe com quem está falando?”, se recusam a fazer teste do bafômetro ( é um direito deles, garantido na Constituição Brasileira), não têm sequer suas CNH’s apreendidas e o CTB é totalmente desrespeitado nesse quesito pois o carro não poderia sair do local sem um outro condutor sóbrio, habilitado, para removê-lo do local. Em alguns casos, o próprio motorista bêbado ou um policial que muitas vezes não tem CNH, é quem conduz o carro do infrator. Mas tudo fica por isso mesmo! É lamentável!




Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/







COLUNA CARLOS COSTA - Moto taxistas x Moto assaltantes ?

  Os chamados “moto taxistas”, profissão devidamente aprovada e regulamentada pelo Município de Manaus, têm profissionais honestos em meio a poucos marginais. Usando capacetes e viseiras, uns poucos “moto taxistas” praticam assaltos, encobertos pelo manto da impunidade No início, proibidos pelo Código Nacional de Trânsito, pelos riscos que a profissão apresentava os “moto taxistas” lutaram por longos anos para serem reconhecidos e regulamentados e o foram há pouco tempo. Mas o que se viu a partir de então
   Alguns poucos “profissionais do assalto”, tirando proveito de uma atividade tão nobre e necessária diante do caótico trânsito das cidades, começaram a praticar assaltos. Repito: isso se dá com uma pequena minoria! Outros vivem do sustento da profissão.Como ex-diretor do Sistema SEST/SENAT, em várias oportunidades, combati essa regulamentação por entendê-la danosa à atividade exercida pelos transportes coletivos que, com apenas um ônibus, geram emprego para 7 pessoas – dois cobradores, dois motoristas e um mecânico. Contudo, quedei-me à vontade superior e sucumbi às decisões sempre de cima para baixo.
    Não me deixei dobrar por isso e alertei para as consequências legais dessa regulamentação.  Os “moto taxistas” têm o respaldo dos Municípios que, em última análise, respondem solidariamente em caso de mortes no trânsito. Não é muito diferente de uma pessoa habilitada que recebe a concessão do Estado. Em última análise, por ser um poder concedente, também poderá responder solidariamente em caso de acidente, como ocorre em vários países da Europa. Ou então, os motoristas habilitados têm que fazer seguros contra terceiros para poder dirigir seu próprio carro.
    Voltemos à questão do “moto taxista”:  não estou  sendo contra a regulamentação da profissão – eu até a aplaudo. Sou contra os profissionais travestidos de “moto taxistas” que praticam assaltos à mão armada, deixando as vítimas indefesas e sem reação. E o fazem encobertos pelo manto do capacete que são obrigados a usar para não cometerem qualquer infração no trânsito.Não estou e não serei nunca contra essa nobre profissão, mas gostaria de uma ação mais enérgica das autoridades para combater esses bandidos travestidos de “moto taxistas”. Em razão de uns poucos bandidos, a classe está sendo desprestigiada sem merecer.


Carlos Costa 
 http://carloscostajornalismo.blogspot.com/