sábado, 8 de outubro de 2011

COLUNA CARLOS COSTA - "PEGAS" e "RACHAS" irresponsáveis

   “Polícia de SP investiga se jovem morta em acidente de carro participava de pega”.“Motorista atropela grupo de pessoas durantepega no Rio”. Carros importados geralmente rebaixados e tonados; motociclistas sem o uso de capacetes obrigatório em suas motos no ponto para as exibições, platéia em volta em via pública. Está tudo pronto para as irresponsáveis, idiotas e inconsequentes demonstrações de exibicionismo! Geralmente terminam em morte de alguém, ou do motorista ou de algum espectador. Mais um “racha” vai começar, irresponsabilidade denunciada diariamente pelos canais de televisão, mas nada acontece. As duas manchetes do Jornal Nacional de hoje, 25.07.2011, ilustram bem essa catástrofe anunciada. Parece que os pais desses irresponsáveis ao volante têm dinheiro suficiente para comprar todas as autoridades! É uma demonstração perigosa, irresponsável, normalmente realizada por “garotões” que têm dinheiro e acham que estão acima de qualquer lei.
    Nesse cenário, temos algumas coisas que contrariam o Código de Trânsito Brasileiro: 1. Rebaixamento dos carros; 2. Envenenamentos de carros e motos; 3. Demonstrações explícitas de irresponsabilidade de pessoas que quase sempre usam drogas, são inabilitados e, geralmente, são menores ainda!. O pior de tudo foi à desculpa dada na Delegacia, pelo engenheiro que atropelou e matou uma advogada: ele pensou que seria assaltado e, por isso, acelerou irresponsavelmente a 150 quilômetros por hora como já mostrou o velocímetro do carro dele. Ainda aventou que a advogada teria avançado o sinal vermelho!. Na verdade, chego à“inquestionável” conclusão que a única culpada pelo acidente entre os carros Posche e Kia foi a advogada que morreu. Um absurdo!
   Os dois carros ficaram totalmente destruídos e, absurdamente, o engenheiro diz não se lembrar de nada o que fez depois do acidente: ligou para o resgate, comunicou sobre sua imprudência, depois ligou para amigos e diz que não se lembra de nada. Será que ele lembra pelo menos que tirou a vida de uma advogada?. Acho que a advogada que dirigia o carro Kia e que morreu, vai ser a única condenada pelo acidente. Ela já está eternamente condenada porque morreu! Não tem mais como explicar porque teria avançado o sinal vermelho no cruzamento!. Voltemos à crônica que comecei escrevendo sobre “rachas” e “pegas” de carros e motos, com platéia ao redor para assistir essa total demonstração de ignorância e irresponsabilidade!
 
   Se televisões conseguem filmar as ações, por que será que a polícia não apreende a todos? É, não apreende porque a maioria dos exibicionistas é de menor que, sequer, conseguiram a primeira habilitação. Diante disso, os Detran’s de todo o Brasil deveriam ter cadastros entre eles – se é que já não os possuem - de informações entre si sobre pessoas que participam de “pegas” e “rachas” para inibir que esses irresponsáveis e exibicionistas do volante possam retirar CNH em outros Estados e depois as transferi-las para seus Estados de origem. Coisa de louco...! Acho que nem São Cristovão, padroeiro dos motoristas, dará um jeito para esses irresponsáveis não arrisquem suas vidas e nem a vida dos outros.


Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

COLUNA CARLOS COSTA - Incompetência e Negligência dos DETRANS do Brasil


    Imprudência, imperícia e negligência, além da total incompetência dos Detran’s estaduais que não fiscalizam, não apreendem as CNH dos motoristas que dirigem bêbados, drogados, entram e saem pela porta da frente das Delegacias de Polícias, e diante da total apatia do Ministério Público nesses casos, são alguns dos fatores que contribuem enormemente para o elevado índice de acidentes de trânsito no Brasil. Sem falar na precariedade dos Centros de Formações de Condutores, nunca fiscalizados pelos Detran’s, que não orientam seus alunos a dirigir em estradas à noite.
     O trânsito está ficando cada vez mais caótico em todo o Brasil, também por falta de investimentos públicos na abertura de novas ruas, estradas, vicinais e coletoras. A grande questão é que para que haja uma intervenção no sentido de abrir novas ruas, por pura falta de planejamento urbano, a estratégia exigirá desapropriações e nunca o poder público indeniza como deveria ou como os proprietários acham que vale o seu imóvel. Resultado: o suposto “prejudicado” recorre à Justiça para questionar a indenização. Isso é um processo lento, demorado, confuso e exige do juiz do feito muita cautela para não pender para um lado ou para outro na questão.
      Mas nada disso justifica a incompetência dos Detran’s em cumprir e fazer cumprir o Código Brasileiro de Trânsito. No caso da chamada “Lei Seca” que quase não existe, motoristas totalmente embriagados, que, em alguns casos, usam e abusam de suas prerrogativas do famoso “você sabe com quem está falando?”, se recusam a fazer teste do bafômetro ( é um direito deles, garantido na Constituição Brasileira), não têm sequer suas CNH’s apreendidas e o CTB é totalmente desrespeitado nesse quesito pois o carro não poderia sair do local sem um outro condutor sóbrio, habilitado, para removê-lo do local. Em alguns casos, o próprio motorista bêbado ou um policial que muitas vezes não tem CNH, é quem conduz o carro do infrator. Mas tudo fica por isso mesmo! É lamentável!



Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/