sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Macapá/AM - Projeto Curumim Ambiental

     O projeto Curumim Ambiental chega com um balanço efetivamente positivo na temporada de 2010. Com o apoio do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá e aliado ao Sest Senat, ao Batalhão Ambiental e ao Corpo de Bombeiros. O projeto objetiva ensinar como consumir de forma sustentável, como utilizar materiais e como promover a qualidade de vida coletiva e individual,  internalizar o conceito de sustentabilidade e estimular o pensamento crítico.

     A proposta que se constitui eminentemente no desenvolvimento das ações educacionais que visaram retirar adolescentes do risco social e transformá-los em soldados mirins socioambientais de suas comunidades. A intenção é mostrar para os jovens que eles desempenham papel primordial na implementação de ações e atitudes através da consciência ecológica.

     O projeto foi idealizado pelo Tribunal de Justiça do Amapá, através do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá no ano de 2007. A princípio, em decorrência da parceria com o Batalhão Ambiental, os adolescentes eram contemplados com uma formação que objetivava formar multiplicadores e guardiões ambientais dentro de suas comunidades, incentivando comportamentos sintonizados com a necessidade de preservação e conservação do meio ambiente.

     Nos anos subsequentes, as atividades foram ampliadas, de forma que em 2010 o projeto pôde contar com o apoio do SEST SENAT (parceiro-realizador) com a fusão do projeto "Transportando Direitos Sociais" desenvolvido por esta instituição, o que agragou a este valor a sua proposta educacional, possibilitando a incorporação de várias vertentes formativas à perspectiva inicial, quais sejam: Informática Básica e Atividades Esportivas, Oficina de Cinema e Oficina de Flauta Doce.

    O projeto também conta com outras parcerias que foram de fundamental importância para o ano de 2010. Estas parcerias vieram em decorrência do parceiro principal SEST SENAT : Corpo de Bombeiros, Rotary Club, Faculdade de Macapá e Casa do Atleta. No primeiro semestre de 2010, o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá traçou o perfil socioeconômico dos adolescentes que integravam o projeto e agora, atualiza este perfil com os dados oriundos da nova realidade que se instalou no segundo semestre em decorrência de evasões e matrículas em vagas remanescentes.

    Em suma, o projeto é voltado para os adolescentes que se encontram em risco social a partir de uma ação educativa crítica e reflexiva que parte da Educação Socioambiental, com vistas à formação de consciências ecológicas, sem perder de vistas a natureza (inter/trans) disciplinar do conhecimento.




Agradecimentos especias a Assessoria de Comunicação Social do TJAP.







Nenhum comentário:

Postar um comentário