sábado, 8 de outubro de 2011

COLUNA CARLOS COSTA - Incompetência e Negligência dos DETRANS do Brasil


    Imprudência, imperícia e negligência, além da total incompetência dos Detran’s estaduais que não fiscalizam, não apreendem as CNH dos motoristas que dirigem bêbados, drogados, entram e saem pela porta da frente das Delegacias de Polícias, e diante da total apatia do Ministério Público nesses casos, são alguns dos fatores que contribuem enormemente para o elevado índice de acidentes de trânsito no Brasil. Sem falar na precariedade dos Centros de Formações de Condutores, nunca fiscalizados pelos Detran’s, que não orientam seus alunos a dirigir em estradas à noite.
     O trânsito está ficando cada vez mais caótico em todo o Brasil, também por falta de investimentos públicos na abertura de novas ruas, estradas, vicinais e coletoras. A grande questão é que para que haja uma intervenção no sentido de abrir novas ruas, por pura falta de planejamento urbano, a estratégia exigirá desapropriações e nunca o poder público indeniza como deveria ou como os proprietários acham que vale o seu imóvel. Resultado: o suposto “prejudicado” recorre à Justiça para questionar a indenização. Isso é um processo lento, demorado, confuso e exige do juiz do feito muita cautela para não pender para um lado ou para outro na questão.
      Mas nada disso justifica a incompetência dos Detran’s em cumprir e fazer cumprir o Código Brasileiro de Trânsito. No caso da chamada “Lei Seca” que quase não existe, motoristas totalmente embriagados, que, em alguns casos, usam e abusam de suas prerrogativas do famoso “você sabe com quem está falando?”, se recusam a fazer teste do bafômetro ( é um direito deles, garantido na Constituição Brasileira), não têm sequer suas CNH’s apreendidas e o CTB é totalmente desrespeitado nesse quesito pois o carro não poderia sair do local sem um outro condutor sóbrio, habilitado, para removê-lo do local. Em alguns casos, o próprio motorista bêbado ou um policial que muitas vezes não tem CNH, é quem conduz o carro do infrator. Mas tudo fica por isso mesmo! É lamentável!



Carlos Costa
http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário