domingo, 5 de junho de 2011

COLUNA CARLOS COSTA - Não uso cinto de segurança pelos PMs do Brasil

   A regulamentação do uso de cinto de segurança, dispositivo de defesa de ocupantes de quaisquer veículos, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório! Mas você já viu alguma vez algum policial dentro uma viatura, seja PM ou civil, usando esse dispositivo tão vital à vida? Confesso que eu nunca vi! E não é de hoje que observo isso! Toda viatura que passa ao meu lado em baixa ou alta velocidade olho, olho e não vejo um policial da PM com o cinto de segurança afivelado em seu corpo. Logo, que moral os fiscais da Prefeitura terão para fazer cumprir esse dispositivo legal se as viaturas policiais não podem ser multadas?Pelo que li e analisei, o uso do cinto é um dispositivo que impede a projeção do passageiro para fora do veículo em caso de alguma colisão. O cinto de segurança também é obrigatório em aviões e quaisquer outros tipos de veículos motorizados.Muitas pessoas não gostam de usá-los por achar incômodo ou por medo de ficar presos em caso de acidentes.
    Mas o valor da multa para quem não usa cinto é hoje de 500 euros em Portugal e só R$ 150 reais no Brasil. Apesar disso, como viaturas policiais são isentas de quaisquer pagamentos de multas caso estejam em perseguição a bandidos, mesmo excedendo a velocidade, com o giroscópio e a sirene de alarme devidamente ligados, para variar um pouco eles também não usam o cinto de segurança!Há argumentos para essa prática: os policiais têm que descer rápido das viaturas porque se não os perseguidos fogem! Pode até ser um argumento plausível, só que diante da Resolução eles estão errados! Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade quanto a ocorrência de ferimentos!Os novos fiscais que estão sendo contratados para trabalhar no trânsito têm que entender que todos são iguais perante a lei; infelizmente uns querem ser sempre mais iguais que outros: motoristas bêbados, sem habilitação, drogados que sempre entram e saem pela porta da frente dos Distritos Policiais porque mesmo sob essas circunstâncias gravíssimas, nunca tiveram a intenção de matar!
   Outro grave problema no trânsito do Brasil, além da falta do uso de cinto de segurança pelos policiais militares, é o excesso de equipamentos que estão sendo instalados em carros: o DVD é tão ou mais perigoso que o uso do telefone celular enquanto a pessoa está dirigindo. Se um motorista olhar para o DVD e dirige ao mesmo tempo, poderá cometer um grave acidente, até mais grave que usar um simples celular ou deixar de usar o cinto.
   Diante disso, defendo mais uma vez uma total revisão do Código Brasileiro de Trânsito seja totalmente revisto porque muitas tecnologias foram criadas e incorporadas aos automóveis, depois da edição da Lei Nº 9.503, DE 23 de Setembro de 1997. Com a palavra as Polícias Militares de todo o Brasil! Ou retiram essa obrigação para todos os motoristas, ou os Policiais Militares têm que usar o cinto também! Afinal, pela Constituição “todos são iguais perante a lei”!

Carlos Costa
 http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário